Dicas Para Uma Boa Sonorização

por: Brad Duryea

  1. Só porque seu sistema de som é capaz de gerar 110 dBA não significa que você tenha que usá-lo em toda a sua capacidade. Tente manter a música baixa o suficiente para que todos ouçam, mas não tão alto de forma a gerar desconforto ou mascarar a adoração congregacional.
  2. O volume de voz da pregação deve ser confortável, natural. O nível deve ser semelhante a uma conversação face a face. Se o volume da pregação estiver muito alto irá fatigar a congregação. 65-70 dBA é o nível recomendado para ambientes de baixo ruído.
  3. Se algo não está soando bem, conserte na fonte. Afine os instrumentos, troque as cordas, mude o microfone, etc. Utilize seus ouvidos mais do que o equalizador.
  4. Procure utilizar técnicas de microfonação adequadas. Mantenha o microfone próximo da fonte sonora e o mais afastado possível das caixas. Afaste os microfones direcionais das caixas ou fontes de sons indesejados. Dessa forma, você conseguirá maior ganho antes da realimentação e maior controle na mixagem. Entretanto, se você posicionar os microfones muito perto de fontes como um coral, provavelmente não conseguirá captar a harmonia apropriada das vozes.
  5. Não microfone tudo. Seis microfones condensadores para um coro de 15 vozes é bobagem. Em matéria de microfonação, menos é mais. Microfones em excesso confundem a mixagem e aumentam as chances de microfonia.
  6. Seja inteligente e relativamente espartano com os efeitos. Você está mixando em uma sala com reverberação natural? Então você não precisa adicionar reverb. Use efeitos como tempero.
  7. Processadores de dinâmica são seus amigos. Apesar das pessoas abusarem freqüentemente dos compressores, eles são ferramentas maravilhosas quando usados apropriadamente. E os gates podem ajudar a manter a mixagem limpa e prevenir microfonias.
  8. Saiba como seu sistema de som se comporta em toda a sala. Talvez você esteja mixando próximo a uma parede e por causa disso você escute mais graves que o resto da congregação. Ou talvez a posição de sua console de mixagem não tenha cobertura direta para as altas freqüências e você estoure os ouvidos de todos com os agudos.

Fonte: Publicado originalmente em: http://www.audionasigrejas.org/dicas-para-boa-sonorizacao/