Musicalização

Importância da Música Para as Crianças

por: autor desconhecido [*]

Bem-estar – A música provoca uma sensação de enorme bem-estar para o bebê ainda no útero materno.

Desenvolvimento do raciocínio – Cantigas de roda e as canções de ninar (que faziam parte do universo das crianças no passado), eram importantes no desenvolvimento de um raciocínio lógico.

Sensibilidade e percepção – A música é utilizada como instrumento pedagógico em escolas, pois desenvolve a sensibilidade musical e amplia a percepção.

Crianças rebeldes – Com a música pode-se trabalhar alguns aspectos da personalidade da criança, estimulando sua formação global. Uma criança muito rebelde, por exemplo, descarrega toda sua energia manipulando um instrumento.

Timidez – A timidez das crianças podem ser superadas em aulas de música, por exemplo, em um coral, a criança passa a sentir sua própria voz e começa a se soltar e a perceber a importância do trabalho em grupo.

Instrumentos musicais – Os instrumentos são muitos bons para desenvolver a coordenação motora e a memória.

Efeito Mozart – Há alguns anos, os cientistas debatem o chamado “Efeito Mozart”. Trata-se de uma prova de que crianças ficam mais “espertas” para cálculos depois de escutar a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior, do compositor austríaco.

  • Melhoram as habilidades matemáticas das crianças;

  • Melhor desempenho em sala de aula;

  • Desenvolvimento do cérebro;

  • Tocando um instrumento musical ajuda a tornar seu filho mais inteligente;

  • Atividades musicais desenvolve as habilidades intelectuais vitais nas crianças;

  • A música resulta em uma melhor concentração nas atividades;

  • Reduz o uso de drogas na adolescência;

  • Melhora a respiração;

  • Socialização

Conceito geral – EDUCANDO COM MÚSICA

Você sabia que desenvolver a musicalidade nas crianças na faixa etária de 3 a 10 anos é muito importante, não só para sensibilizá-las para a música mas também para que se tornem artistas extremamente virtuosos? Ou seja, a música serve para ativar outras áreas do cérebro, ajudando crianças a estimular inúmeras atividades.

Só para se ter uma ideia, sabe-se que a área cerebral responsável pela música está muito próxima da área de raciocínio lógico-matemático (ou seja, as conexões nervosas acionadas ao se executar uma obra clássica são muito próximas daquelas usadas ao se fazer uma operação aritmética ou lógica, no córtex cerebral esquerdo).

Por isso, percebe-se que a música ajuda no raciocínio lógico-matemático, contribuindo para a compreensão da linguagem e para o desenvolvimento da comunicação, para a percepção de sons sutis e para o aprimoramento de outras habilidades. “Casar música e educação dentro de uma sala de aula, além de gerar resultados animadores e gratificantes, faz com a difícil tarefa de ensinar seja muito mais gostosa e divertida”, explica a professora de música Cris Bueno.


[*] – Nota: Os editores do Música Sacra e Adoração não localizaram informações acerca do autor deste artigo. Qualquer contribuição acerca desta informação será bem-vinda.


Fonte: Weril

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