Matemática da Música / Técnica Instrumental

Os Sons Fundamentais e Harmônicos no Acordeão

por: Prof.Luiz Netto

Prosseguindo em minhas pesquisas para conhecer melhor os instrumentos, resolvi levantar quais os sons harmônicos que aparecem em um acordeão. Embora eu não seja um luthier e tão pouco um instrumentista, tenho instrumentos tais como um acordeão Scandalli, 120 baixos,violino, bandolim, violão, gaita de boca cromática e um pequeno órgão eletrônico. Utilizei para este levantamento o microfone utilizado para gravar mensagens no computador, e um programa analisador de espectro e o resultado poderá ser visto através dos gráficos a seguir.

Como poderá ser verificado, aparecem os harmônicos de ordem par e ordem ímpar em relação à frequencia da nota fundamental. Estes valores foram levantados com o som normal do acordeão não utilizando nenhum filtro. Começa pela nota fa mais grave do instrumento. A finalidade é somente visualizar estes harmônicos já que o propósito não é fazer um levantamento com medidas precisas, relacionando as amplitudes destes sinais em valores em decibeis, pois para isso seria necessário estar em um laboratório apropriado e tomar outros cuidados.( Levantamento – Faixa de Fa2 a Do4 – Exceto os acidentes) – Aqui tenho apenas um propósito didático, de mostrar como aparece a distribuição destes harmônicos, ao longo da faixa de frequencias, nos pontos escolhidos.

FUNDAMENTAL – fa

FUNDAMENTAL – Sol

FUNDAMENTAL – La

FUNDAMENTAL – Si

FUNDAMENTAL – Do

FUNDAMENTAL – Re

FUNDAMENTAL – Mi

FUNDAMENTAL – Fa

FUNDAMENTAL – Sol

FUNDAMENTAL – La

FUNDAMENTAL – Si

FUNDAMENTAL – Do

ACORDE – DO – MI – SOL – DO – (ESPECTRO DE FREQUENCIAS)


O Prof.Luiz Netto é graduado em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras de Santo André – SP – Brasil


Retornar ao Índice

Tags: ,