A Música Mais Relaxante Já Escrita

por: David Gerges

Ela desacelera a respiração e reduz a atividade cerebral a tal ponto que Weightless (Sem Peso), escrita pela banda Marconi Union, de Manchester, Inglaterra, é considerada a “música mais relaxante já escrita.

A trilha sonora de oito minutos é tão eficiente em induzir o sono que os motoristas têm sido advertidos de que não devem ouvi-la enquanto estão dirigindo.

A banda trabalhou com terapeutas do som para obter conselhos sobre como fazer o uso mais eficiente de harmonias, ritmos e linhas de baixo. O resultado sobre os ouvintes é uma desaceleração nos batimentos cardíacos, diminuição na pressão arterial, e níveis mais baixos do hormônio do stress, chamado de cortisol.

Cientistas tocaram a música para 40 mulheres e descobriram que ela é mais eficiente em ajudá-las no relaxamento do que Enya, Mozart e Coldplay. O estudo – financiado pela empresa de sais de banho e gel de massagem Radox Spa – descobriu que a canção era ainda mais relaxante do que massagem, caminhada ou uma xícara de chá.

As mulheres foram conectadas a sensores e receberam quebra-cabeças desafiadores, que deviam ser completados em um tempo determinado, de maneira a produzir um nível de stress. Então, foram tocadas para elas diferentes músicas, enquanto sua punsação cardíaca, pressão sanguínea e atividade cerebral eram registrados.

Os estudos descobriram que Weightless era 11 por cento mais relaxante do que qualquer outra música, e até mesmo deixou algumas mulheres “sonolentas” no laboratório. Ela induziu a uma redução em 65% na ansiedade geral e a um nível 35 % mais baixo do que suas taxas normais de repouso. Ela é entremeada de sons semelhantes aos cânticos budistas, que induzem um estado semelhante ao de transe.

Lyz Cooper, fundador da Academia Britânica de Musicoterapia disse que a Marconi Union havia utilizado teorias científicas para fazer a “música de relaxamento perfeita”. Ela disse:

A música utiliza-se de muitos princípios musicais que demonstraram,de forma individual, ter um efeito calmante. A combinação destes elementos, da maneira como Marconi Union fez, criou a música de relaxamento perfeita.

O estudo descobriu que esta é a música mais relaxante do mundo. Ela contém um ritmo contínuo que inicia com 60 batidas por minuto e diminui gradualmente para cerca de 50 batidas por minuto. Enquanto você está ouvindo, o teu batimento cardíaco gradualmente tende a se ajustar ao andamento. É importante que a música tenha oito minutos de duração, porque demora cerca de cinco minutos para que este processo, conhecido como treinamento, ocorra. A queda na pulsação também leva a uma queda na pressão sanguínea.

Os intervalos harmônicos – ou as diferenças de alturas entre as notas – foram escolhidos para criar um sentimento de euforia e conforto. E não existe uma melodia repetitiva, o que permite que o cérebro desligue completamente, porque ele não está mais tentando prever o que vem a seguir. Ao contrário, são introduzidos de maneira aleatória efeitos sonoros de sininhos, que ajudam a induzir um estado mais profundo de relaxamento.

O elemento final são os sons sussurrados, e murmúrios no registro grave, que são parecidos com os cânticos budistas. Os sons de alta frequência são estimulantes, mas estes sons graves te colocam em um estado semelhante ao transe.

Ela ainda acrescenta que:

A terapia do som tem sido utilizada por milhares de anos para ajudar as pessoas a relaxar e melhorar a saúde e o bem estar. A música sempre esteve no cerne [das cerimônias de] cura e adoração. Qualquer pessoa que more próxima a uma rota se aviões ou perto de uma rodovia movimentada aprecia o efeito que os sons podem ter sobre os níveis de estresse. Weightless é ideal para ser tocada no final de um dia estressante, para relaxar.

O Dr. David Lewis-Hodgson, do laboratório Mindlab International, que dirigiu a pesquisa, afirmou:

Os resultados demonstram claramente que este trilha sonora induzem o maior relaxamento – maior do que qualquer outra música testada.

Estudos utilizando imagens cerebrais demonstram que a música age em um nível muito profundo dentro do cérebro, estimulando não apenas as regiões responsáveis pelo processamento do som, mas também as regiões associadas com as emoções.

De fato, Weightless foi tão eficiente que muitas mulheres ficaram sonolentas no laboratório e eu aconselharia contra dirigir enquanto ouve a esta música, porque isto pode ser perigoso.

Richard Talbot, da banda Marconi Union, disse:

Foi fascinante trabalhar um uma terapeuta para aprender como e por que certos sons afetam o humor das pessoas. Eu sempre soube do poder da música, mas anteriormente escrevíamos utilizando sentimentos instintivos.

Cassie Shuttlewood, da empresa Radox Spa declarou:

A maioria de nós se sente estressada no final do dia, mas Redox entende que que não é necessário gastar centenas de libras em massagens, finais de semana em spas ou retiros de ioga para conseguir o relaxamento.


Ouça a trilha sonora Weightless


Nota dos editores do Música Sacra e Adoração: Devemos ter em mente o poder da música, mas não podemos esquecer que este poder não é determinístico. Ou seja, a música deverá predispor a um estado de maior relaxamento, e não impor este estado. As pessoas são afetadas de maneira diferente, de acordo com suas experiências pessoais e seus contextos socioculturais.


Fonte: http://www.dailymail.co.uk