Sobre Corpo e a Mente Humanas

Canções com Textos Violentos Aumentam Sentimentos Agressivos

por: Agência EFE

As canções com textos violentos aumentam os pensamentos e sentimentos agressivos e as de tom mais humorístico aumentam a hostilidade, de acordo com um estudo publicado hoje, domingo, na revista da Associação Americana de Psicologia.

“Os aumentos nos pensamentos e sentimentos agressivos relacionados às canções violentas têm implicações para a violência no mundo real”, disse o principal pesquisador do estudo, Craig Anderson, da Universidade de Iowa.

“Os pensamentos agressivos podem influenciar as percepções de interações sociais, colorindo-as com um tom mais agressivo”, explicou, acrescentando que “tais interpretações pendentes para a agressão podem, por sua vez, instigar uma resposta, verbal ou física, mais agressiva do que a que teria sido dada em um estado não propenso e isto causa uma espiral de violência ascendente”.

As conclusões, publicadas na revista “Journal of Personality and Social Psychology”, contradizem as noções populares sobre os efeitos de catarse positiva ou libertação de tensões causados quando se escutam músicas e textos de conteúdo irascível ou violento.

Em uma série de cinco experimentos com mais de 500 estudantes universitários, os pesquisadores do Departamento de Serviços Humanos do Texas e da Universidade de Iowa examinaram os efeitos de sete canções violentas interpretadas por sete artistas e oito canções não violentas interpretadas por sete artistas.

Os alunos escutaram as canções e depois se submeteram a várias provas psicológicas para medir os pensamentos e sentimentos agressivos.

Uma das tarefas exigia que os participantes classificassem palavras que têm simultaneamente significados agressivos e não agressivos, como pedra e pau.

Para controlar os fatores não-relacionados ao conteúdo das letras das canções, os temas violentos e não violentos foram interpretados pelos mesmos artistas dentro do mesmo estilo musical em três dos experimentos.

Nos outros dois, os investigadores provaram as propriedades provocativas das canções para ter certeza de que os efeitos dos textos violentos não eram resultado de diferenças no nível de provocação. Além disso, avaliaram e controlaram as diferenças nas personalidades individuais relacionadas com a hostilidade.

O estudo incluiu canções com textos humorísticos, para perceber de que forma o humor interage com os textos das canções violentas e os pensamentos agressivos.

Os resultados dos cinco testes mostram, segundo o artigo, que as canções violentas levaram a interpretações mais agressivas das palavras de sentido ambíguo e aumentaram a velocidade relativa com a qual as pessoas leem palavras agressivas.

As canções violentas aumentaram os sentimentos de hostilidade sem provocação ou ameaça, de acordo com os autores do estudo, e este efeito não resultou da diferença de estilos musicais, um artista específico ou as propriedades de provocação das canções.


Fonte: Adaptado de American Psychological Association.


Tags: ,