Estudos Bíblicos: Adoração

Estudos Bíblicos: Adoração – Lição 08 – Conformidade, Concessão e Crise na Adoração

Esquema para Apresentação da Lição – USB – MIPES

Pr. Osvaldo de Lima Ferreira


Texto Central: “Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal”. (Hebreus 5:14)


Objetivos

  1. Compreender que quando seguimos o que achamos certo aos nossos próprios olhos, prejudicamos a verdadeira adoração.
  2. Estabelecer a grande diferença que há entre a verdadeira adoração baseada no “Assim diz o Senhor” e a adoração sustentada no emocionalismo.
  3. Prontificar-se a ouvir a mensagem de arrependimento proferida por Elias e a se tornar um proclamador de reforma na adoração dos dias de hoje

Verdade Central

Temos a mente contaminada pelo mal, que se reproduz nas nossas inclinações naturais e nos conduzem a uma falsa adoração; por isso, é necessário sentir o chamado ao arrependimento, obediência e adoração ao único e verdadeiro Deus.

Lição de Domingo: Aos Olhos de Deus

A história, os jornais, as notícias diárias nos mostram o estado de decadência moral do ser humano. Qual é a visão que Deus tem aos Seus olhos sobre o coração do homem de acordo com Gn 6:5, Jr 17:5, Jo 2:25 e Rm 3:9-12?

  • Nascemos com uma natureza corrupta e caída, e permanecemos com ela em um ambiente degenerado e corrupto.
  • Nossos olhos se encontram entorpecidos! Admiramos o que a Bíblia condena como errado, pecaminoso e perverso, desde que o mundo, a cultura e a sociedade estabeleçam que são bons e normais.
  • Descreva duas coisas, que a sociedade aprova e que a Bíblia reprova e comente com a classe.

Lição de Segunda: A arte (e o mal) das Concessões

As concessões são produto de uma estratégia de boa convivência. Como igreja, somos desafiados a usar da política para não perder espaço. Até que ponto fazer acordos é salutar e a partir de quando os acordos se tornam atos pecaminosos?

  • Nem todo acordo é ruim, mas a concessão se torna uma manifestação da maldade e corrupção humanas, quando os que deveriam ter mais discernimento se afastam da verdade que Deus lhes deu.
  • Um exemplo negativo de concessões pecaminosas é encontrado na vida de Salomão em 1 Reis 11:1-13. Ele foi mudando aos poucos e cedendo a sua fidelidade a Deus aos reclamos das esposas pagãs, que o levaram à idolatria.
  • Que impactos negativos as concessões de Salomão trouxeram sobre a adoração em Israel?
  • Conhecer os mandamentos de Deus é essencial, pois isso serve como um baluarte contra as concessões e a conformidade com o mundo e seus caminhos.

Lição de Terça: Falsa Adoração

Jeroboão ouvia somente o que queria ouvir e assim, estabeleceu um sistema religioso falso, parecido com o verdadeiro, contradizendo a maior parte dos claros conselhos do Senhor – 1Rs 11. O capítulo relata que Jeroboão:

  • Ofereceu sacrifícios e ordenou sacerdotes não levitas (v. 31-33)
  • Fez bezerros de ouro para adoração (v.28)
  • Fez de Betel um lugar de culto (.29)
  • Fez de Dã um lugar de culto (v.29)
  • Instituiu uma festa para rivalizar com a festa dos tabernáculos (v.32)
  • Edificou santuários nos lugares altos (v.31)

O medo de ser abandonado pelas pessoas e o desejo de poder e prestígio, interromperam sua obediência a Deus. Ele começou a fazer concessões e não parou mais. Ele se considerava um guru da adoração, um inovador espiritual.

Lição de Quarta: Elias e os Profetas de Baal

Elias aparece no cenário da história de Israel, onde as concessões eram tão profundas que o culto sincero e fiel a Deus havia sido substituído pelo culto a Baal, um culto baseado em emoção, agitação, retaliação e barulho, deixando os adoradores agitados e cheios de ardor no coração. Quais são as verdadeiras características do culto a Deus?

  • Alguns parecem pensar que, quanto mais barulhos fizerem, quanto mais alta for a música e quanto maior o estímulo emocional produzido, melhor será o culto.
  • Outros pensam que, o culto verdadeiro é aquele mais parecido com uma cerimônia de funeral.
  • A verdade é que a verdadeira adoração precisa estar fundamentada na Palavra de Deus. O que importa para Deus não á a forma em si, mas o ser adorado no lugar dos deuses falsos.
  • Devemos examinar o coração e perguntar se nosso amor está no Senhor ou em qualquer outra coisa.

Lição de Quinta: A Mensagem de Elias

Em 1 Reis 18:21 Elias desafia o povo a fazer uma escolha: Ou adorar a Deus ou a Baal e nunca os dois ao mesmo tempo. Malaquias 3:18 fala da diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não O serve.

  • O livro de Apocalipse proclama uma mensagem de advertência para a última geração, um chamado à obediência e à adoração do Deus Criador (Ap 14:7-12).
  • Podemos hoje fazer escolhas diárias que nos prepararão inteiramente para estar ao lado do Senhor, quando ocorrer entre as nações, a batalha final entre o bem e o mal.
  • No fim, quando o Grande Conflito terminar, toda a humanidade terá sido dividida para sempre, em duas classes: “o que serve a Deus e o que não O serve”.
  • Quais têm sido as suas escolhas no dia de hoje?

Conclusão

  1. A apostasia predominante hoje é similar à que predominou em Israel nos dias do profeta.
  2. Deus tem muitos milhares (nesta época) cujos joelhos não se dobraram a Baal e muitos que tem adorado a Baal, ignorantemente, mas com que o Espírito de Deus está ainda lutando.
  3. O que você pode fazer para ajudar sua igreja a evitar os perigos dos estilos de adoração ao gosto dos “consumidores”?

O Pr. Osvaldo de Lima Ferreira é Pastor do distrito de Costa e Silva – ACSR – USB.


Fonte: http://usb.adventistas.org/


Índice Geral por Tema Índice Geral por Autor
Tags: