Estudos Bíblicos: Adoração

Estudos Bíblicos: Adoração – Lição 03 – O Sábado e a Adoração

Comentários à Lição de Jovens – Escola no Ar

por: Nelson Dias


Texto Central: “Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou. Ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas da sua mão”. (Salmos 95:6 e 7)


Sábado
O sábado e a adoração

“Lembra-te”. Assim inicia o quarto mandamento do decágolo bíblico. Naquela situação, em especial, os hebreus haviam se esquecido de algo. Mas o que era? Qual a importância de se lembrar de algo a ponto de Deus, com o seu próprio dedo, escrever desta maneira? Afinal, o que havia sido esquecido?

“Porque em seis dias fez Deus os céus, a terra e o mar, e tudo que neles há”. Aqui encontramos a resposta. Mais do que se lembrar de observar o sábado, devemos nos lembrar a quem esse mandamente remete, Deus.

Por essa razão que a guarda do sábado é tão importante. Muito além de nos prover descanso físico, intelectual, emocional e espiritual, sem contar, também, o contato com a natureza e a regeneração das nossas forças, o mandamento aponta para um Deus Criador. Não há bilhões de anos em evolução, não há gene alienígena. Há um Deus que criou a Terra e tem cuidado dela e de seus habitantes desde então.

Nesta semana estudaremos como deve ser o espírito de adoração nesse quesito, como deve ser a nossa reverência no sábado, o dia de adoração bíblico. Fique com a gente e confira os resultados de uma ótima semana de estudos!

Pense: “João contempla um povo diferente e separado do mundo, que se recusa a adorar a besta ou a sua imagem, que tem sobre si o sinal de Deus, que santifica o Seu sábado – o sétimo dia que deve ser santificado como um memorial do Deus vivo, Criador do Céu e da Terra. Deles escreve o apóstolo: ‘Aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.’ Apocalipse 14:12. Carta 98, 1900. ” – Evangelismo, p. 223.

Desafio: “E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR.” – Isaías 66:23 – Almeida Revista e Atualizada.


Sexta-feira
Além das tradições

Uma grande dificuldade que encontramos como guardadores do sábado é que ele acabe se tornando uma rotina em nossa vida e, consequentemente, não conseguir compreender o seu grande significado. Apesar do fato de que algo se tornar tradicional tenha seus lados bons, a observância do sábado requer um pouco mais de atenção, para que a adoração nesse dia possa ser a melhor possível.

Atualmente, é muito difícil haver variáveis na adoração sabática. Geralmente essa adoração se resume em ir à igreja de manhã, dormir à tarde e acordar quando já é o por do sol, mas está isso correto? Será que é assim mesmo que Deus espera que nós estejamos para o dia que Ele próprio determinou para nós?

Há tanto o que se fazer no sábado! É um dia de espalhar a felicidade, de pregar o evangelho, de reunir a família e louvar a Deus. Muitos tornaram esse dia como um dia qualquer, deixando as bênçãos que Deus preparou para nós nesse dia afastadas. Às vezes, guardar o sábado, por difícil que seja de acreditar, torna-se conveniente. Isso porque não queremos ser rejeitados no meio social em que vivemos, e a igreja está ali incluída. O sábado, mesmo entre os cristãos, deve ser relembrado.

Devemos retomar e lembrar-se dos princípios que Deus nos deu para guardar esse santo dia. Devemos estudar a Bíblia, rever o conceito sobre o sábado e qual o seu mérito em adoração, ver o seu papel a ser desempenhado no futuro e reconhecer que não se deve negligenciar tamanha benção.

Deus diz: “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração” (Jeremias 29:13). Se o sábado não tem sido um símbolo natural de adoração, talvez o problema esteja no modo como estamos desenvolvendo a adoração nesse dia. Que nós possamos lembrar que Deus criou e redimiu a humanidade, e que o mínimo que podemos fazer é render glórias a Ele por isso. Inclusive aos sábados. Em especial, aos sábados.

Pense: “O pequeno grupo reunido para adorar a Deus no seu santo dia, tem direito a reclamar as bênçãos de Jeová e pode estar certo de que o Senhor Jesus será honroso visitante em suas reuniões. Todo verdadeiro adorador de Deus, que santifica o sábado do Senhor, deverá reclamar para si a promessa: ‘Para que saibais que Eu sou o Senhor, que vos santifica’ Êxodo 31:13.” — Testemunhos Seletos – Volume 3.

Desafio: “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo” — Colossenses 2:8 — Almeida Corrigida e Revisada.


Nelson Dias é Professor de Português e Inglês na rede pública de ensino, estudante do curso de Letras e Tradutor & Intérprete. Aspirante ao curso de Teologia.


Fonte: https://www.escolanoar.org.br


Índice Geral por Tema Índice Geral por Autor
Tags: