O Poder do Cântico

O Senhor Jesus veio ao mundo para viver a vida que será do interesse de todo ser humano sobre a Terra viver – a de humilde obediência. Aqueles a quem Cristo deu um período de prova durante o qual formar caracteres para as mansões que foi preparar, devem penetrar em Seu exemplo de vida. Se forem realmente aprendizes na escola de Cristo, não se exaltarão por possuir casas e terras, porque o Senhor em Sua providência lhes emprestou Seus bens para que fossem usufruídos. …

Cristo tomou sobre Si a natureza humana, para que pusesse compreender todos os corações. Seu espírito nunca se encheu tanto dos cuidados deste mundo que não tivesse tempo para as coisas de cima. Ele podia das evidências de Sua alegria, cantando salmos e hinos celestiais. Muitas vezes ouviam os moradores de Nazaré Sua voz erguer-se em louvor e ações de graças a Deus. Com freqüência entretinha em cânticos comunhão com o céu; e quando os companheiros se queixavam da fadiga do trabalho, eram animados pela doce melodia que Lhe caía dos lábios. Dir-se-ia que Seu louvor banisse os anjos maus e, como incenso, enchesse com doce fragrância o lugar onde Se achava.

Isto, também, tinha a sua lição. Ensinava que as pessoas podem comungar com Deus nas palavras de cânticos sagrados. O espírito dos ouvintes era afastando de seu terreno exílio, para o lar celestial. … A casa de Deus pode ser muito humilde em comparação com o templo de Salomão, mas não é menos reconhecida por Deus. Para aqueles que ali adoram, é a porta do Céu, se adoram a Deus em espírito, em verdade e na beleza da santidade. Ao serem entoados cânticos de louvor, ao se elevarem ao céu fervorosas orações, ao se repetirem as lições das maravilhosas obras de Deus, ao expressar-se a gratidão do coração em preces e hinos, os anjos do céu apanham o tom e a eles se unem em louvor e ações de graças a Deus.

Essas práticas repelem o poder de Satanás. Expulsam as murmurações e queixas, e Satanás perde terreno. Deus nos ensina que devemos reunir-nos em Sua casa para cultivar os atributos do perfeito amor. Isso habilitará os habitantes da Terra para as mansões que Cristo foi preparar para os que O amam. Então se congregarão no santuário, de um sábado a outro e de uma lua nova a outra, para unir-se em majestosos cânticos, em ações de graças e louvor Àquele que Se assenta sobre o trono, e ao Cordeiro, para todo o sempre.

Manuscrito 24, 1898