O Papel da Música Na Vida Cristã

O Poder do Canto – A história dos cânticos da Bíblia está repleta de sugestões quanto aos usos e benefícios da música e do canto. A música, muitas vezes, é pervertida para servir a fins maus, e assim se torna um dos poderes mais sedutores para a tentação. Corretamente empregada, porém, é um dom precioso de Deus, destinado a erguer os pensamentos a coisas altas e nobres, a inspirar e elevar a alma.

Assim como os filhos de Israel, jornadeando pelo deserto, suavizavam pela música de cânticos sagrados a sua viagem, Deus ordena a Seus filhos hoje que alegrem a sua vida peregrina. Poucos meios há eficientes para fixar Suas palavras na memória do que repeti-las em cânticos. E tal cântico tem maravilhoso poder. Tem poder para subjugar as naturezas rudes e incultas; poder para suscitar pensamentos e despertar simpatia, para promover a harmonia de ação e banir a tristeza e os maus pensamentos, os quais destroem o ânimo e debilitam o esforço.

É um dos meios mais eficazes para impressionar o coração com as verdades espirituais. Quantas vezes à alma oprimida e pronta a desesperar, vêm à memória algumas das palavras de Deus – as de um estribilho, há muito esquecido, de um hino da infância – e as tentações perdem o seu poder, a vida assume nova significação e novo propósito, e o ânimo e a alegria se comunicam a outras almas!

Nunca se deve perder de vista o valor do canto como meio de educação. Que haja cântico no lar, de hinos que sejam suaves e puros, e haverá menos palavras de censura e mais de animação, esperança e alegria. Haja canto na escola, e os alunos serão levados para mais perto de Deus, dos professores e uns dos outros.

Como parte do culto, o canto é um ato de adoração tanto como a oração. Efetivamente, muitos hinos são orações. – Educação, pp. 166 e 167.

Olhando para Trás – A viagem a Jerusalém, daquela maneira simples, patriarcal, por entre as belezas da primavera, as opulências do verão, ou a glória de um outono amadurecido era um deleite. Com ofertas de gratidão vinham eles, deste o varão de cabelos brancos até a criancinha, a fim de se encontrarem com Deus em Sua santa habitação. Enquanto viajavam, as experiências do passado, as histórias que tanto velhos como jovens ainda amam tanto, eram de novo cantadas às crianças hebréias. Eram cantados os cânticos que os haviam encorajado na peregrinação do deserto. Os mandamentos de Deus eram entoados em cantochão e, em combinação com as abençoadas influências da natureza e da amável associação humana, fixavam-se para sempre na memória de muita criança e jovem. – Educação, pp. 41 e 42.

Uma arma contra o desânimo – Caso houvesse muito mais louvor ao Senhor, e muito menos repetição de desânimos, muito mais vitórias seriam obtidas. – Carta 53, 1896. – Evangelismo, p.499

Que o louvor e ações de graças sejam expressos em cânticos. Quando tentados, em lugar de dar expressão a nossos sentimentos, ergamos pela fé um hino de graças a Deus.

O canto é uma arma que podemos empregar sempre contra o desânimo. Ao abrirmos assim o coração à luz da presença do Salvador, teremos saúde e sua bênção. – A Ciência do Bom Viver, pp. 218 e 219. (1905).

Para Imprimir Verdades Espirituais – O canto é um dos meios mais eficazes para impressionar o coração com verdades espirituais. Com freqüência, através das palavras de um cântico sagrado, fontes de arrependimento e fé têm brotado. – Review and Herald, 6 de junho 1912.

Um Meio Para Conservar a Experiência Cristã – A noitinha e pela manhã uni-vos aos vossos filhos no culto de Deus, lendo Sua palavra e cantando Seu louvor. Ensinai-os a repetir a lei de Deus. Os israelitas eram ensinados acerca dos mandamentos: “E as intimarás (as palavras) aos teus filhos e delas falarás assentado em tua casa e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.” Conseguintemente, Moisés dirigiu os israelitas a porem as palavras da lei em música.

Se era essencial que Moisés incorporasse os mandamentos em canto sagrado, de modo que, enquanto caminhavam pelo deserto, os filhos aprendessem a cantar a lei verso por verso, quão essencial é, no tempo atual, ensinar a nossos filhos a palavra de Deus! Vamos nós em socorro do Senhor, instruindo nossos filhos a observarem os mandamentos ao pé da letra. Façamos tudo quanto nos é possível para fazer música em nosso lar, para que Deus possa aí entrar. – Review and Herald, 8 de setembro de 1904. – Evangelismo pp. 499 e 500

Tornai Vosso Trabalho Agradável – Tornai vosso trabalho agradável por meio de cânticos de louvor. – Orientação da Criança, p. 148.

Como se livrar de Satanás e suas tentações – Aqueles que não querem ser presa dos ardis de Satanás devem guardar bem as entradas da alma; devem evitar ler, ver, ou ouvir aquilo que sugira pensamentos impuros. – Patriarcas e Profetas, pág. 486

Afasta o Inimigo – Vi que diariamente devemos nos erguer e manter domínio sobre os poderes das trevas. Nosso Deus é poderoso. Vi que o cântico que glorifica a Deus afasta, com freqüência, o inimigo e que louvar o Senhor o derrotaria e nos daria a vitória. – Carta 5, 1850.

O Cântico Ajudava Jesus a Resistir o Inimigo – Quando Cristo era criança como estas aqui, era tentado a pecar, porém não cedia a tentação. Ao ter mais idade, era tentado, mas os cânticos que Sua mãe lhe ensinara acudiam-lhe a mente, e Ele erguia a voz em louvor. E antes de os companheiros se aperceberem, estavam cantando com Ele. Deus quer que nos sirvamos de toda facilidade que o Céu tem providenciado para resistir ao Inimigo. – Manuscrito 65, 1901. – Evangelismo, p. 498

Produzindo Alegria Celeste – O alvorecer encontrava-O muitas vezes em algum lugar retirado, meditando, examinando as Escrituras ou em oração. Com cânticos saudava a luz matinal. Com hinos de gratidão alegrava Suas horas de labor e levava alegria celeste ao cansado e ao abatido. – A Ciência do Bom Viver, p 42. (1905).

Resistir ao Inimigo – Quando Cristo era criança como estas aqui, era tentado a pecar, porém não cedia à tentação. Ao ter mais idade, era tentado, mas os cânticos que Sua mãe Lhe ensinara vinham-Lhe à mente, e Ele erguia a voz em louvor. E antes de os companheiros se aperceberem, estavam cantando com Ele. Deus quer que nos sirvamos de toda facilidade que o Céu tem providenciado para resistir ao inimigo. – Manuscrito 65, 1901.

Levar a Alegria Celeste – O alvorecer encontrava-O muitas vezes em algum lugar retirado, meditando, examinando as Escrituras, ou em oração. Com cânticos saudava a luz matinal. Com hinos de gratidão alegrava Suas horas de labor, e levava a alegria celeste ao cansado e ao abatido. – A Ciência do Bom Viver, pág. 52 (1905).

O Canto de Louvor – [Jesus] Exprimia freqüentemente o contentamento que Lhe ia no coração, cantando salmos e hinos celestiais. Muitas vezes ouviam os moradores de Nazaré Sua voz erguer-se em louvor e ações de graças a Deus. Entretinha em cânticos comunhão com o Céu; e quando os companheiros se queixavam da fadiga do trabalho, eram animados pela doce melodia de Seus lábios. Dir-se-ia que Seu louvor banisse os anjos maus, e, como incenso, enchesse de fragrância o lugar em que Se achava. O espírito dos ouvintes era afastado de seu terreno exílio, para o lar celestial. – O Desejado de Todas as Nações, pág. 73.

Deus Glorificado – Deus é glorificado por hinos de louvor vindos de um coração puro, cheio de amor e devoção para com Ele. – Testimonies, vol. 1, pág. 50.

Um Elo de Ligação com Deus – Deve haver uma viva ligação com Deus em oração, uma viva ligação com Deus em cânticos de louvor e ações de graças. – Carta 96, 1898.