Ellen G. White e Música – Capítulo 11. Orações

Longas Orações

Poder das Orações

Prisões

Orações Sinceras

Orações Superiores ao Canto


Longas Orações

“As longas pregações, feitas por alguns ministros, têm sido um grande fracasso. Orar tão longamente, como alguns fazem, esta completamente fora de lugar. Eles prejudicam a garganta e os órgãos vocais, e então falam do seu esgotamento como conseqüência do seu árduo trabalho. Eles se prejudicam a si mesmos, quando não é necessário. Muitos pensam que orar prejudicam seus órgãos vocais mais do que o falar. Tal fato é uma conseqüência errada do corpo, e a maneira de sustentar a cabeça. eles podem ficar de pé e não se sentirem prejudicados. A posição na oração deveria ser perfeitamente normal. As longas orações e pregações cansam e não estão em concordância com o Evangelho de Cristo.” TI vol. II pg. 616.

“Meia hora ou um quarto de hora é muito tempo para orar em público. Alguns minutos são suficientes para apresentar seu caso diante Deus, contar-Lhe o que você deseja, levando consigo os ouvintes, não os irritando e não os cansando, e nem diminuindo o interesse deles na devoção e oração. Desse modo seriam fortalecidos e reanimados, ao invés de ficarem exaustos.” TI vol. II pg. 617.

“Grave erro tem sido cometido por muitos nos exercícios religiosos em longas orações e longas pregações. Um tom muito alto, uma voz muito forçada, uma tensão não natural, e uma tonalidade de voz fora do normal é a causa desses erros. O ministro se tem fatigado desnecessariamente e afligido os ouvintes pelo árduo e trabalhoso exercício que é de todo desnecessário. Os ministros deveriam falar de maneira a atingir e impressionar o povo. Os ensinos de Cristo eram impressionantes e solenes. sua voz era melodiosa. E não deveríamos nós, tão bem como Cristo, estudar para ter melodia em nossas vozes?” TI vol. II pg. 617.

“Alguns dos nossos pregadores estão se matando pelas longas e cansativas orações, e pela ruidosa maneira de falar, quando uma entonação mais baixa, daria melhor impressão e pouparia suas próprias forças.” TI vol II pg. 615.

(voltar)


Poder das Orações

“Que aqueles que pregam a palavra pronunciem corretamente e falem com clareza, distinção tonalidade adequada. A oração, se oferecida devidamente, é um poder para o bem. É ela um dos meios usados pelo senhor para comunicar ao povo os preciosos tesouros da verdade. Mas a oração não tem sido o que deveria ser, por causa das vozes defeituosas dos que a oferecem. Satanás, quando as orações oferecidas a Deus são quase inaudíveis. Façamos com que o povo de Deus aprenda a falar e orar de maneira que possam representar realmente as grandes verdades de que são possuidores. Façamos com que os testemunhos dados e as orações oferecidas sejam claras e distintas. assim Deus será glorificado.” TI vol. VI pg. 382.

(voltar)


Prisões

“Com espanto ouviram os outros prisioneiros os sons de oração e hinos que saíam da prisão interior. Estavam habituados a ouvir gritos e gemidos, maldições e blasfêmias a quebrarem o silêncio da noite, mas nunca dantes haviam eles ouvido palavras de oração e louvor ascenderem daquela sombria cela. Guardas e prisioneiros se maravilharam, e perguntavam a si mesmos quem poderiam ser esses homens que, com frio e fome e torturados, podiam ainda se regozijar.” AA pg. 214.

“O guarda do cárcere tinha ouvido extasiado as orações e cânticos dos apóstolos prisioneiros. Quando foram encarcerados, havia ele visto suas feridas intumescidas e sangrentas, e por si próprio tinha-se decidido a colocar seus pés no cepo. Esperara ouvir-lhes amargos urros e imprecações; mas ouvia em lugar disto cânticos de louvor. Com esses sons nos ouvidos havia o carcereiro caído no sono de que foi despertado pelo terremoto e pelo sacudir das paredes da prisão.” AA pg. 215.

(voltar)


Orações Sinceras

“Nenhuma oração sincera se perde. Em meio das antífonas do coro celestial, Deus ouve o clamor do mais débil ser humano.” PJ pg. 174.

“Eles pregarão aos outros aquilo que o Espírito de Deus lhes produzir no íntimo. Sobre isto, cantarão e orarão.” TI vol. I pg. 134.

(voltar)


Orações Superiores ao Canto

“Quantas criaturas fazem das reuniões de palestras e práticas de música o objetivo de Salvação? Se você não pode conduzir uma alma a salvação, mude para um novo meio de ação. comece a orar pelas almas, venha mais perto de Cristo, una-se ao Seu lado ferido. Deixe que o meigo e calmo espírito adorne sua vida, e deixe que suas ardentes, prontas e humildes petições ascendam a Ele, pedindo sabedoria para que você tenha êxito em salvar, não somente a sua própria alma, mas a dos outros. Ore mais do que cante. Não está você mais necessitado de orar do que de cantar? Moços e moças, Deus vos chama para trabalhar para Ele.” TI vol. I pg. 513.

“Nunca porém permitais que o canto distraia a mente nas horas de devoção. Se tendes de negligenciar algo, deixai o canto. Ele é uma das grandes tentações da era atual, levar a prática da música a extremos, e dedicar mais tempo à música do que à oração. Muitas almas têm sido arruinadas assim. Quando o Espírito de Deus está despertando a consciência e convencendo do pecado, Satanás sugere um exercício de canto ou uma escola de canto quando sendo conduzida com astúcia e maneiras frívolas resulta no afastamento da seriedade, apagando todo o desejo do Espírito de Deus. Assim a porta do coração que estava prestes a ser aberta a Jesus, é fechada e trancada pelo orgulho e teimosia, e em muitos casos, para nunca mais ser aberta.” RH vol. 60 nº 30 de 24-7-1883.

(voltar)


Índice

12. Respiração