Ellen G. White e Música – Capítulo 10. Música

Agência do Mal e Mau Emprego da Música

Amor à Música

Música = Ídolo

Música No Céu

Música Popular

Qualidade da Música


Agência do Mal e Mau Emprego da Música

“Os anjos de Deus têm lágrimas nos olhos quando escrevem no livro, as palavras e atos dos professos cristãos. Os anjos pairam ao redor de suas casas. A juventude está lá reunida; há sons de cânticos e instrumentos musicais. Há cristãos reunidos lá, mas o que é que se houve? É uma canção, uma cantiga frívola, própria para um salão de baile. Contemplo os anjos puros se retirarem com sua luz, e então trevas envolvem os que lá estão. Os anjos se retiram da cena. Seus semblantes se enchem de tristeza. Eis que estão chorando. Isto tudo vi, repetidas vezes, em lares dos próprios dirigentes e especialmente em… A música é um ídolo que muitos dos professos cristãos, que guardam o sábado, adoram. Satanás não tem objeções quanto a música, quando pode fazer dela o canal pelo qual possa ter acesso à mente da juventude. Nada satisfará mais o propósito do que desviar a mente de Deus e ocupar o tempo, que deveria ser devotado a Seu serviço. Ele trabalha através de meios que exerceram a mais forte influência para reter o maior número em uma agradável enfatuação, enquanto estão paralisados pelo seu poder. Quando empregada para uma boa finalidade à música pode ser uma benção, mas freqüentemente ela é usada como uma das agências mais atrativas de Satanás para enganar as almas. Quando permitimos que a música tome o lugar da devoção e oração, isto é uma maldição terrível. Pessoas jovens reunidas para cantar, embora professos cristãos, freqüentemente desonram a Deus e à sua fé, coma as suas frívolas conversações e com a sua escolha de música. A música sacra não é agradável a seu gosto.” TI vol. I pg. 506.

“…A história dos cânticos da Bíblia está repleta de sugestões quanto aos usos e benefícios da música e do canto. A música muitas vezes é pervertida para servir a fins maus, e assim se torna um dos poderes mais sedutores para a tentação. Corretamente empregada, porém, é um dom precioso de Deus, destinado a erguer os pensamentos a coisas altas e nobres, a inspirar e elevar a pessoa.” Educação pg. 167.

“Fazia-se com que a música servisse a um santo propósito, a fim de erguer os pensamentos àquilo que é puro, nobre e edificante, e despertar na alma devoção e gratidão para com Deus. Que contraste entre o antigo costume, e os usos a que muitas vezes é a música hoje dedicada! Quantos empregam este dom para exaltar o eu, em vez de usá-lo para glorificar a Deus! O amor pela música leva os incautos a unir-se com os amantes do mundo nas reuniões de diversões aonde Deus proibiu a Seus filhos irem. Assim aquilo que é uma grande bênção quando devidamente usado, torna-se um dos mais bem-sucedidos fatores pelos quais Satanás distrai a mente, do dever e da contemplação das coisas eternas.” PP pg. 594.

“A música é seguidamente pervertida para servir a propósitos do mal, sendo um dos mais atraentes meios de tentação. Porém se devidamente empregada, é um dom precioso de Deus, designado a elevar os pensamentos a temas nobres e sublimes, para inspirar elevar a alma.” ST de 25-9-1905 (Austrália).

“A mim me foi mostrado que a juventude deve tomar uma posição mais elevada, e fazer da palavra de Deus a fonte de suas consultas e seu guia. Solenes responsabilidades repousam sobre os jovens, as quais eles voluvelmente observam. A introdução da música em seus lares, em vez de estimular para a santidade e espiritualidade, tem sido o meio para distrair suas mentes da verdade. As canções frívolas e as músicas populares de hoje parecem agradar seus corações. Os instrumentos de música tem absorvido o tempo que deveria ser devotado à oração. A música, quando é empregada para bons fins, é uma grande benção; mas quando mal empregada é uma terrível maldição.” TI vol. I pg. 497.

(voltar)


Amor à Música

“Fazia-se com que a música servisse a um santo propósito, a fim de erguer os pensamentos àquilo que é puro, nobre e edificante, e despertar na alma devoção e gratidão para com Deus. Que contraste entre o antigo costume, e os usos a que muitas vezes é a música hoje dedicada! Quantos empregam este dom para exaltar o eu, em vez de usá-lo para glorificar a Deus! O amor pela música leva os incautos a unir-se com os amantes do mundo nas reuniões de diversões aonde Deus proibiu a Seus filhos irem. Assim aquilo que é uma grande bênção quando devidamente usado, torna-se um dos mais bem-sucedidos fatores pelos quais Satanás distrai a mente, do dever e da contemplação das coisas eternas.” PP pg. 594.

“Mães, em lugar de procurardes dar a vossas filhas uma educação musical, deveis instruí-las em ramos mais proveitosos, os quais tem uma importante conexão com a vida e a saúde. Ensinai-lhes todos os mistérios da cozinha. Mostrai-lhes que esta é uma parte de sua educação, com o fim especial de se tornarem cristãs. A menos que o alimento seja preparado de maneira saudável e saborosa, não poderá ser transformado em bom sangue, para renovar o desgaste do tecido do corpo. Suas filhas podem amar a música, e isto pode ser correto; pode contribuir para a felicidade da família, mas o conhecimento da música, sem o conhecimento da arte culinária, não vale muito. quando suas filhas tiverem suas próprias famílias, uma compreensão da música e trabalhos caprichosos não proveram para a mesa um almoço bem saboroso e preparado com esmero; para que elas não se acanhem de apresentá-los aos seus amigos mais íntimos.” TI vol. II pg. 538.

“Que contraste entre o antigo costume, e os usos a que muitas vezes é a música hoje dedicada! Quantos empregam este dom para exaltar o eu, em vez de usá-lo para glorificar a Deus! O amor pela música leva os incautos a unir-se com os amantes do mundo nas reuniões de diversões aonde Deus proibiu a Seus filhos irem. Assim aquilo que é uma grande bênção quando devidamente usado, torna-se um dos mais bem-sucedidos fatores pelos quais Satanás distrai a mente, do dever e da contemplação das coisas eternas.” PP pg. 594 ou RH vol. 77 nº 44 de 30-10-1900.

(voltar)


Música = Ídolo

“Os anjos de Deus têm lágrimas nos olhos quando escrevem no livro, as palavras e atos dos professos cristãos. Os anjos pairam ao redor de suas casas. A juventude está lá reunida; há sons de cânticos e instrumentos musicais. Há cristãos reunidos lá, mas o que é que se houve? É uma canção, uma cantiga frívola, própria para um salão de baile. Contemplo os anjos puros se retirarem com sua luz, e então trevas envolvem os que lá estão. Os anjos se retiram da cena. Seus semblantes se enchem de tristeza. Eis que estão chorando. Isto tudo vi, repetidas vezes, em lares dos próprios dirigentes e especialmente em… A música é um ídolo que muitos dos professos cristãos, que guardam o sábado, adoram. Satanás não tem objeções quanto a música, quando pode fazer dela o canal pelo qual possa ter acesso à mente da juventude. Nada satisfará mais o propósito do que desviar a mente de Deus e ocupar o tempo, que deveria ser devotado a Seu serviço. Ele trabalha através de meios que exerceram a mais forte influência para reter o maior número em uma agradável enfatuação, enquanto estão paralisados pelo seu poder. Quando empregada para uma boa finalidade à música pode ser uma benção, mas freqüentemente ela é usada como uma das agências mais atrativas de Satanás para enganar as almas. Quando é prejudicial, leva o não consagrado ao orgulho vaidade e loucura. Quando permitimos que a música tome o lugar da devoção e oração, isto é uma maldição terrível. Pessoas jovens reunidas para cantar, embora professos cristãos, freqüentemente desonram a Deus e à sua fé, coma as suas frívolas conversações e com a sua escolha de música. A música sacra não é agradável a seu gosto.” TI vol. I pg. 506.

(voltar)


Música No Céu

“Eu vi a beleza do céu. Eu ouvi os anjos cantarem seus cânticos arrebatadores, atribuindo louvor, honra e glória a Jesus. Pude então compreender alguma coisa do magnífico e maravilhoso amor do filho de Deus.” TI vol. I pg. 123.

“Tem-me sido mostrada a ordem, a perfeita ordem do céu, e fui arrebatada quando ouvi a perfeita música que lá havia. Depois de acabar a visão, o canto aqui me soou muito mal e dissonante. Eu vi grupos de anjos, que ficavam num quadrado, cada um tinha uma harpa de ouro. Na base da harpa tinha uma peça girável para fixar a harpa ou mudar os tons. Seus dedos não corriam descuidadamente sobre as cordas mais faziam soar diferentes cordas para produzirem diferentes sons. Havia um anjo que sempre regia, o qual tocava primeiro a harpa dando o tom, então, todos se uniam à rica e perfeita música do céu. Esta não pode ser descrita, era melodiosa, celeste e divina, enquanto cada semblante irradiava a imagem de Jesus, brilhando com glória inexprimível.” TI vol. I pg. 146.

“Disse o anjo: ‘escutai!’ Logo ouvi uma voz que soava como se fosse muitos instrumentos musicais, todos em perfeita afinação, doce e harmoniosa. Esta sobrepujou qualquer música que eu tinha ouvido. Pareceu ser tão cheia de misericórdia, compaixão, elevação e alegria santa, que fez estremecer todo o meu ser.” TI vol. I pg. 146.

“Permitam tais homens e mulheres os quais estão satisfeitos com seu definhamento e sua péssima condição espiritual, serem repentinamente transportados para o céu, e por um instante, testemunharem o elevado e santo estado de perfeição que lá existe sempre; toda a alma cheia de amor; todo o semblante iluminado de alegria, entoando músicas em melodiosos e crescentes sons, em honra a Deus e ao Cordeiro…” TI vol. II pg. 266.

“Haverá ali música e cânticos; música e cânticos que ouvidos mortais jamais ouviram nem o espírito humano concebeu, com exceção do que em visões de Deus se tem revelado.” (Ver Salmo 87:7, Isaías 24:14 e Isaías 51:3) Ed. pg. 306.

“Não poderiam apreciar a pura atmosfera de amor que impregna o Céu. As vozes dos anjos e a música de suas harpas não lhes agradariam. Para sua mente a ciência do Céu seria um enigma.” PJ pg. 365.

(voltar)


Música Popular

“A mim me foi mostrado que a juventude deve tomar uma posição mais elevada, e fazer da palavra de Deus a fonte de suas consultas e seu guia. Solenes responsabilidades repousam sobre os jovens, as quais eles voluvelmente observam. a introdução da música em seus lares, em vez de estimular para a santidade e espiritualidade, tem sido o meio para distrair suas mentes da verdade. As canções frívolas e as músicas populares de hoje parecem agradar seus corações. Os instrumentos de música tem absorvido o tempo que deveria ser devotado à oração. A música, quando é empregada para bons fins, é uma grande benção; mas quando mal empregada é uma terrível maldição.” TI vol. I pg. 497.

(voltar)


Qualidade da Música

‘A música pode exercer uma grande influência para o bem, embora não estejamos fazendo o máximo para este setor da adoração. O canto é geralmente praticado por impulso ou para atender casos especiais, e em outras vezes, aqueles que cantam são deixados persistir no erro, e a música perde seu efeito próprio sobre a mente dos ouvintes presentes. A música deveria ter beleza, sentimento e poder. Que as vozes se elevem em cânticos de louvor e devoção. Traga em seu auxílio, se possível, instrumentos musicais, e deixe a harmonia gloriosa ascender a Deus, em agradáveis oferendas.” TI vol. IV pg. 71.

“Assim como os filhos de Israel, jornadeando pelo deserto, suavizavam pela música de cânticos sagrados a sua viagem, Deus ordena a Seus filhos hoje que alegrem a sua vida peregrina. Poucos meios há mais eficazes para fixar Suas palavras na memória do que repeti-las em cânticos. E tal cântico tem maravilhoso poder. Tem poder para subjugar as naturezas rudes e incultas; poder para suscitar pensamentos e despertar simpatia, para promover a harmonia de ação e banir a tristeza e os maus pressentimentos, os quais destroem o ânimo e debilitam o esforço.” Ed. pg. 167 e 168.

“É um dos meios mais eficazes para impressionar o coração com as verdades espirituais. Quantas vezes, ao coração oprimido duramente e pronto a desesperar, vêm à memória algumas das palavras de Deus – as de um estribilho, há muito esquecido, de um hino da infância – e as tentações perdem o seu poder, a vida assume nova significação e novo propósito, e o ânimo e a alegria se comunicam a outras pessoas!” Ed. pg. 168.

“Nunca se deve perder de vista o valor do canto como meio de educação. Que haja cântico no lar, de hinos que sejam suaves e puros, e haverá menos palavras de censura e mais de animação, esperança e alegria. Haja canto na escola, e os alunos serão levados para mais perto de Deus, dos professores e uns dos outros.” Ed. pg. 168.

“Como parte do culto, o canto é um ato de adoração tanto como a oração. Efetivamente, muitos hinos são orações. Se a criança é ensinada a compreender isto, ela pensará mais no sentido das palavras que canta, e se tornará mais suscetível à sua influência.” Ed. pg. 168.

“A arte de melodia sacra era diligentemente cultivada. Valsas frívolas não eram ouvidas, nem canções petulantes que poderiam exaltar o homem e desviar a atenção de Deus, mas sagrados e solenes salmos de louvor ao Criador, exaltando Seu nome e narrando Seus magníficos feitos. Assim a música tinha o objetivo santo de erguer os pensamentos para o que era puro, nobre e elevado, de despertar na alma devoção e gratidão a Deus.” RH vol. 77 nº 44 de 30-10-1900.

“Que contraste entre o antigo costume, e os usos a que muitas vezes é a música hoje dedicada! Quantos empregam este dom para exaltar o eu, em vez de usá-lo para glorificar a Deus! O amor pela música leva os incautos a unir-se com os amantes do mundo nas reuniões de diversões aonde Deus proibiu a Seus filhos irem. Assim aquilo que é uma grande bênção quando devidamente usado, torna-se um dos mais bem-sucedidos fatores pelos quais Satanás distrai a mente, do dever e da contemplação das coisas eternas.” PP pg. 594 ou RH vol. 77 nº 44 de 30-10-1900.

(voltar)


Índice

11. Orações