Um Perigo Ronda os Jovens

por: Ministério Luzes da Alvorada

Hoje muitos jovens estão se banqueteando, sem saber, com o que foi oferecido aos demônios; mas, “Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para praticar o mal.” Eclesiastes 8: 11.

Quer dizer que um cristão não pode ouvir as músicas que todo o mundo ouve?

Meus amigos: nós não poderemos entrar no céu se estivermos acostumados, ou com a nossa mente carregada, com as coisas que o diabo preparou com o intuito de nos levar à destruição.

Mas, se evitarmos as músicas pesadas, como o rock, dentre outras, estaremos a salvo do perigo?

A resposta é um categórico NÃO! Existem muitas músicas supostamente inocentes, que ninguém diria que são perigosas, mas que são verdadeira nitroglicerina na mente das pessoas. Essas músicas são verdadeiros Cavalos de Tróia, levando, sob um disfarce de inocência, não somente a destruição, mas a escravidão, conseguindo entorpecer a mente e destruir o caráter.

Nossa única segurança está em atender ao conselho bíblico: Filipenses 4: 8: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”

Uma pessoa que persiste em ouvir música profana jamais conseguirá apreciar a beleza da música que DEUS realmente aprecia, e jamais estará apta a morar num céu onde a música é diferente do seu gosto.

Se ao pensar na possibilidade de ter de abandonar totalmente as músicas do mundo você se sente como se estivesse condenado a ficar internado num hospital comendo comida sem sal, cuidado! Você já está correndo sério perigo! Você precisa da ajuda de DEUS. Uma pessoa que esteja viciada em algo não consegue viver sem o vício. Uma pessoa que está acostumada a comer comida fortemente condimentada acha horrível comer uma comida simples, com tempero normal. Ouçam: DEUS não pode mudar o que é ruim em algo bom só para nos agradar; e nós não podemos nos entregar ao engano de esperar que o céu tenha a nossa cara, quando o nosso caráter é tão diferente do de JESUS. Pense nisto: O seu caráter é a única coisa que você vai levar para o céu, “portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de DEUS.” I Coríntios 10: 31.

A respeito das músicas que são ouvidas, e às vezes até cantaroladas por muitos Ellen White escreveu:

“Sinto-me alarmada quando presencio a frivolidade de moços e moças que professam crer na verdade. Parece que DEUS não ocupa seus pensamentos. Sua mente é povoada de futilidades. … Possuem um apurado ouvido para música e Satanás sabe que órgãos excitar para animar, monopolizar e atrair a mente de modo que CRISTO não seja desejado. Os anelos espirituais da alma por conhecimento divino, por crescimento na graça, ficam por esperar. … A apresentação de música em seus lares em vez de conduzir à santidade e espiritualidade tem sido um meio para afastar as mentes da verdade. Canções frívolas e música popular do dia parecem adequadas ao seu gosto…”

“A música quando não abusiva, é uma grande bênção; porém é uma terrível maldição quando mal usada. … Satanás está levando a juventude cativa. Oh, o que lhes poderia dizer para levá-los a romper esse poder de fascinação! O inimigo é um sedutor atraente, enlaçando-os para a perdição. – Testimonies, vol. 1, pp. 496 e 497.

Ela falou ainda a respeito de reuniões “sociais” que são uma vergonha, que estimulam a frivolidade. E diz que “Satanás é recebido como hóspede de honra e toma posse dos que promovem essas reuniões.” – Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, p. 306. Se fossemos analisar cuidadosamente o que tem acontecido, será que não iríamos nos lembrar de nenhum encontro “social” ou jantar realizado em algum sábado à noite, planejado com a melhor das intenções para unir os irmãos e prover uma diversão “sadia” para os jovens, mas que, lamentavelmente, se enquadre nas descrições da pena inspirada?

Ela disse ainda ter visto reunidas pessoas que professam crer na verdade. “Uma delas achava-se a um instrumento de música, e cantava canções que faziam chorar os anjos da guarda. Havia ruidosa alegria, havia riso vulgar, abundância de entusiasmo e uma espécie de inspiração; mas a alegria era daquela espécie que unicamente Satanás é capaz de produzir. E um entusiasmo e uma absorção de que os que amam a DEUS se envergonharão. Preparam os que deles participam para pensamentos e ações profanos. Tenho motivos para pensar que alguns dos que tomaram parte naquela cena arrependeram-se sinceramente do vergonhoso ato.” – Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, p. 306.

Que diremos nós, então, dos populares Videokês, Karaokês e outros “Pecadokês” que têm sido usados por muitos irmãos como se fosse uma diversão inocente?

E ela prossegue: “As coisas eternas têm pouco peso para a juventude. Anjos de DEUS choram quando registram palavras e atos de professos cristãos. Adejam anjos em torno de uma habitação além. Jovens estão ali reunidos; ouvem-se sons de música em canto e instrumentos. Cristãos acham-se reunidos nessa casa; mas que é que ouvis? Um cântico, uma frívola canção, própria para um salão de baile. Vede, os puros anjos recolhem para si a luz, e os que se acham naquela habitação são envolvidos pelas trevas. Os anjos afastam-se da cena. Têm a tristeza no semblante. Vede como choram! Isto vi eu repetidas vezes pelas fileiras dos observadores do Sábado…

“… A música sagrada não está em harmonia com seus gostos. Minha atenção foi dirigida aos positivos ensinos da Palavra de DEUS, que haviam sido passados por alto. No juízo todas essas palavras da Inspiração hão de condenar os que não lhes deram ouvidos. – Testimonies, vol. 1, p. 506.

“Tudo quanto desviar a mente de DEUS, …serve aos fins do inimigo.”- Idem.

“Não é seguro para os obreiros de DEUS tomar parte em diversões mundanas. …Tão sutil, tão plausível é o trabalho do inimigo que não se suspeita dos seus artifícios, e muitos membros da igreja tornam-se mais amantes dos prazeres do que amantes de DEUS.” – Manuscrito 82, 1900.

É triste, porém verdadeira, a advertência do apóstolo Paulo: “nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis; pois os homens serão … mais amigos dos prazeres do que amigos de DEUS”. II Timóteo 3: 1-4. Desejamos, realmente fazer a vontade de DEUS? Estamos nos preparando para um céu real e próximo ou para algum paraíso imaginário?

As pessoas que verdadeiramente aceitam a JESUS como seu SALVADOR pessoal aceitam a vida que Ele oferece e, ao experimentarem a mudança em suas vidas, dizem: JESUS “pôs na minha boca um cântico novo, um hino ao nosso DEUS; muitos verão isso e temerão, e confiarão no SENHOR. 40: 3. Tem que haver transformação, tem que haver conversão, ou seja mudança de rumo. Está escrito: “Cantai ao SENHOR um cântico novo…” Salmo 98: 1.

“E assim, se alguém está em CRISTO, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” II Coríntios 5: 17.

O SENHOR JESUS pagou um alto preço para libertar-nos da escravidão do pecado e da morte. Entreguemo-nos totalmente a Ele, hoje, e deixemos que o poder da Sua Graça e do Seu Sangue nos proporcione uma nova vida e coloque um novo cântico em nossos corações.