Que é Música Sacra?

por: autor desconhecido

“Há diferentes opiniões a respeito do que seja música sacra. Tradicionalmente entende-se por música que não lembra a música do mundo e que desperta sentimentos de religião, espiritualidade, santidade e adoração a Deus. (…) Deve ser lembrado que uma música não se torna sacra simplesmente porque é composta para ser tocada na igreja, e nem só porque é tocada na igreja.” Instituto Batista de Educação Religiosa da Convenção Batista do Estado de São Paulo, Música e Louvor, p.22.

Convém saber, que toda a música sacra é religiosa, mas nem toda música religiosa é música sacra.

Uma música não é considerada sacra apenas porque o seu autor é um cristão, a sua letra fala de Cristo, ou porque pertence ao repertório de alguma Religião. Ela deve ser santa em si mesma, porque música sacra, é música santa.

Principais Características da Música Sacra:

  1. Promove uma correta visão de Deus, de Sua justiça e de Seu amor.
  2. Sua letra deve comunicar uma mensagem bíblica doutrinária, de gratidão, e/ou de louvor ao Nome do nosso Criador.
  3. Não desperta sentimentos humanos do passado ou do presente, vividos em experiências alheias aos propósitos da Salvação.
  4. Impulsiona a viver por Cristo e para Cristo.
  5. Não lembra a música secular em quaisquer de suas formas.
  6. A letra deve ser uma oração, e por conta disso, todo o seu conteúdo deve ser bem claro para merecer um AMÉM no final.
  7. Os elementos musicais são subalternos aos elementos religiosos em toda sua composição.
  8. Sua forma musical deve comunicar Espiritualidade.
  9. Desenvolve no pecador, uma correta visão de si mesmo e do seu estado pecaminoso.
  10. Conscientiza o pecador da importância do sacrifício na cruz em seu favor, e desenvolve a sua fé.
  11. Desperta e desenvolve os sentimentos religiosos que motivam a reverência e a adoração ao criador.
  12. “A música deverá não ter nenhum outro alvo ou objetivo senão a glória de Deus e a recreação da alma.” Bach.

Principais Elementos da Música:

“Embora a música seja, em si mesma, um Dom de Deus, ainda assim ela obedece às leis da ciência. Os elementos principais da música são: Melodia, harmonia, ritmo e forma.

MELODIA é a organização simples de uma série de sons musicais. É também o elemento básico sobre o qual a música é composta e a principal fonte para a identificação.

HARMONIA é a combinação de sons ouvidos simultaneamente e em geral conhecidos como acordes. Há a possibilidades de um número sem fim de combinação de sons; por isso a harmonia serve para expressar e projetar diferentes estados da alma.

RITMO é tudo que diz respeito à duração do som. É a combinação dos grupos de pulsações (batidas) de diferente duração. O ritmo é o elemento musical mais forte do apelo emocional causado pela música, o que mais prende a atenção.

FORMA é o modo pelo qual se organiza a melodia, a harmonia e o ritmo. Uma boa forma proporciona a unidade básica para a mensagem a ser apresentada através da composição musical.”

Instituto Batista de Educação Teológica da Convenção Batista do Estado de São Paulo, Música e Louvor, p. 23.

Conselhos Sobre o Uso da Música na Igreja

“Os que fazem do cântico uma parte do culto divino, devem escolher música apropriada para a ocasião, não notas de funeral, porém melodias alegres, e todavia solenes.” Ellen G. White, Evangelismo, Casa Publicadora Brasileira, p. 508.

“Há pessoas que estão prontas para fazer uso de qualquer coisa estranha, que possam apresentar como supremo ao povo… nunca devemos rebaixar o nível da verdade, a fim de obter conversões, mas precisamos elevar o pecador corrupto à alta norma da lei de Deus.” Idem, p. 137.

“Quando seres humanos cantam com o espírito e o entendimento, os músicos celestiais apanham a harmonia, e unem-se aos cânticos de ações de graça.” Ellen G. White, Obreiros Evangélicos, Casa Publicadora Brasileira, p. 357.

“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos uns aos outros, com salmos, hinos de cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração.” Paulo, Colossenses, 3:16.