Palavras para Dança nas Escrituras Sagradas

por: Pr. Jorge Mario de Oliveira

Um estudo baseado na obra de Samuele Bacchiocchi, O Cristão e a Música Rock (Berrien Springs, MI: Biblical Perspectives, 2000), 218-232.


No Antigo Testamento

Chagg
Aparece apenas em I Samuel 30:16
Na RC (Revista e Corrigida) foi traduzida por “Dançando”, na RA (Revista e Atualizada) por “Fazendo Festa” e na Bíblia de Jerusalém por “Festejando”

Chuwl
É traduzida 2 vezes como dança em Juízes 21:21 e 23

Karar
Esta palavra também é traduzida duas vezes como dança em: I Samuel 6:14 e 16.

Maschowal
É traduzida às vezes como dança e outras como flauta.
Salmos 30:11 – RC e RA = “Folguedo”. Na Bíblia de Jerusalém “Dança&quot
Jeremias 31:4 e 13 – Ao profetizar a restauração de Israel, o profeta declara que as virgens sairiam com o coro dos que dançam.
Salmos 149:3 e 150:4
– Na RC – nos dois textos esta palavra é traduzida por “Flauta”
– Na RA – em 149:3 é traduzida por “Flauta” e em 150:4 por “Dança”
– Na Bíblia de Jerusalém – nos dois textos esta palavra é traduzida por “Dança”

Mechowlah
Palavra traduzida 7 vezes como dança. Dessas, 5 fazem referência às danças das mulheres celebrando vitórias militares. I Samuel 18:6; 21:11 e 29:5 falam do episódio das mulheres saudando Saul e Davi quando voltam vitoriosos da guerra. Juízes 11:34 cita a filha de Jefté que dança celebrando a vitória do pai sobre os amonitas. Êxodo 15:20 fala de Miriã e as mulheres dançam para celebrar a vitória sobre os egípcios. Esta palavra também descreve a dança ao bezerro de ouro em Êxodo 32:19.

Raquad
Esta palavra é traduzida 4 vezes como dança.
I Crônicas 15:29 – Mical vê Davi dançando e o despreza.
Jó 21:11 – Em português, a palavra é traduzida como “Saltar”.
Isaías 13:21 – Profetizando a destruição de Babilônia, os sátiros pularão ali, na RC e RA, enquanto que na Bíblia de Jerusalém, o texto diz que que os bodes ali dançarão.
Eclesiastes 3:4 – Na RC e RA, “tempo de saltar” enquanto na Bíblia de Jerusalém, “tempo de bailar”.


No Novo Testamento

Há no Novo Testamento, duas palavras gregas para dança: Orcheomai e Choros

Orcheomai
Aparece 4 vezes – Dança da filha de Herodias (Mateus 14:6 e Marcos 6:22) e como dança das crianças (Mateus 11:17 e Lucas 7:32).

Choros
Aparece apenas uma vez em Lucas 15:25 – … “Ouviu a música e as danças.” É uma tradução questionada porque na literatura grega extra-bíblica, a palavra significa: Coro, ou seja, grupo de cantores.


Conclusão

Percebe-se que a dança em Israel era uma celebração social de eventos especiais nunca estando associada a adoração de Deus no Templo ou na Sinagoga.


Pense Neste Texto: “As coisas que descrevestes como ocorrendo em Indiana, o Senhor revelou-me que haviam de ocorrer imediatamente antes da terminação da graça. Demonstrar-se-á tudo quanto é estranho. Haverá gritos com tambores, música e dança. Os sentidos dos seres racionais ficarão tão confundidos que não se pode confiar neles quanto a decisões retas. E isto será chamado operação do Espírito Santo”. EGW – 2 Me, 37…