União Através da Música

Os livros das crônicas descrevem detalhes do ministério da música no antigo Israel, o qual era considerado de suma importância.

Quando Davi dividiu os sacerdotes, e fez a separação entre os levitas que exerceriam este ministério, buscou ajuda dos capitães do exército israelita (I Crônicas 25:1), pois sabia que a música, usada com estratégia e organização, tem um poder que sobrepuja a força militar, transcendo o humano. Uma das ocasiões em que isso se demonstra está em II Cônicas 5:13 e 14.

Naquela época os play-backs, MIDIs e a cultura americana ainda não haviam dominado o mundo; portanto entendia-se que para ministrar na casa do Senhor fossem escolhidos apenas mestres em canto sacro e músicos tão comprometidos espiritualmente a ponto de profetizarem com seus instrumentos (I Crônicas 25:1 e 7). Eles cantavam para invovcar a glória de Deus, e a força que isso gerava era capaz de unir todo o povo de Israel na mais pergeita paz e harmonia. Um exemplo, sem dúvida, a ser seguido pela Igreja hoje.

Mas por que Deus se importava tanto com o serviço de música em Israel, se Ele possuía junto de Si coros de anjos que O louvam com perfeição?

Deus investia e Se preocupava tanto que o povo de Israel desenvolvesse a habilidade musical, porque Ele sabe do poder que a música tem para unir. Então, o objetivo primeiro de Deus para o Seu povo era: Unam-se! Era? Ainda é hoje. A mensagem é a mesma.

A vitória será dada a um povo que esteja tão ocupado em unir-se para glorificar o nome de Deus, que o Senhor descerá sobre eles como uma nuvem de refrigério, proteção e paz.


Fonte: Boletim da Igreja Adventista do Capão Redondo, dia 13 de setembro de 2003