Podemos Ouvir Músicas Seculares?

por: Ramon Tessmann

Certo dia recebi um e-mail de um irmão me questionando se é errado ouvir músicas mundanas, mesmo com o objetivo de exercitar o talento musical. Ou se é errado tirar arranjos de compositores não cristãos, com a finalidade de treinamento e prática. Bem, esta dúvida nos parece cercar muitos dos nossos músicos e cantores de hoje.

Alguns levitas têm se perguntado: Será que posso ouvir músicas mundanas mesmo sabendo que os propósitos da composição não são cristãs, ou que o propósito dos compositores é conquistar dinheiro, fama, mulheres, etc? Antes de comentarmos este assunto mais profundamente, devemos nos dispor a cometer dois erros básicos:

Ser demasiadamente exagerado

Deve-se haver um cuidado todo especial para não cair nesta armadilha. A armadilha de achar que toda música não cristã ou é diabólica, ou é demoníaca, ou é do inferno, ou é esotérica, ou é consagrada a deuses, etc. Na verdade isto é puro exagero de quem pensa que vê o Diabo em tudo! Doutra forma não poderíamos cantar ou sequer ouvir a música Parabéns prá você, o Hino Nacional, e até aquelas músicas compostas por cristãos, mas que não falam de Deus e nem da Palavra de Deus. Já encontrei músicas mundanas mais edificantes do que algumas músicas “evangélicas”.

Você quer um exemplo? Há algum tempo atrás uma igreja colocou letra evangélica na música Segura o Tcham. O resultado ficou: “Segura o Cão, amarra o Cão, segura o Cão, Cão, Cão, Cão!”. Veja a que ponto chegamos! Por outro lado, há muitas músicas no mundo que lutam contra as drogas, contra o preconceito racial, contra as guerras, etc. Então, dizer que tudo é diabólico, é puro exagero de quem só fala e pensa no Coisa Ruim.

Ser demasiadamente ingênuo

Muitos músicos cristãos têm caído na armadilha da ingenuidade. Isto ocorre quando a pessoa acha que a música não tem um poder de influência tão grande como afirmamos ter. Alguns se julgam tão fortes (espiritualmente) que não acreditam serem influenciados pelas muitas mensagens anti-bíblicas de hoje.

Outros dão a desculpa de que estão desenvolvendo a técnica musical, e acabam ouvindo com freqüência músicas realmente terríveis aos olhos de Deus. Há também alguns casos estranhos, como a ingenuidade consciente, se é que podemos assim dizer. Alguns músicos e cantores cristãos sabem das mensagens anti-bíblicas que ouvem, mas continuam a ouvir porque gostam. Aí é o problema já é outro.

Minha sugestão

Temos consciência de que nem todas as músicas mundanas nos farão mal ou nos induzirão a pecar, mas hoje em dia já possuímos um bom material musical cristão. Porque não valorizar os nossos músicos profissionais, os nossos professores de música, os nossos arranjadores, os nossos produtores, os nossos cantores que são tão bons quanto os do mundo? A verdade é que temos que aprender a valorizar a prata da casa, o que Deus tem nos dado!

A Bíblia diz que “tudo nos é lícito, mas nem tudo nos convém”. Todas as músicas nos são lícitas, mas nem todas nos convém e nem todas nos edificarão. Por isso, ao ouvir uma música secular, todo o cuidado é pouco. É necessário entender a tradução (se for em outra língua), cuidar com expressões que possuem duplos sentidos (Ex: grupos de pagode e funk que tendem a erotizar as suas letras), entender que propósito o autor têm para determinada música (Ex: músicas sertanejas que tendem a relembrar antigos casos extraconjugais, traições, etc) … Todos estes itens devem ser levados em conta.

Segundo o testemunho de minha vida, Deus tem me ensinado a tocar teclado, e outros instrumentos, assim como cantar, sem precisar escutar músicas de artistas mundanos, Graças a Deus por isto! Mas eu também não me privo de comprar livros, aulas em vídeo, Cd’s instrumentais cristãos, etc. Tenho sido grandemente abençoado na área da técnica musical sem necessitar recorrer desesperadamente aos grupos não cristãos.

A minha melhor sugestão é que você peça para Deus te auxiliar também nesta área de tua vida. Peça para o Espírito Santo te iluminar no aprendizado da teoria musical e antes de comprar qualquer material peça a autorização do Pai, porque certamente Ele está muito preocupado com o que seus filhos ouvem!

Um abração em Cristo Jesus e até a próxima,

Ramon Tessmann


Fonte: Publicado originalmente em http://www.evangelicos.com/artigos/ramont03.shtml