Músicos como Sal

por: Pr. Jael Enéas

Durante o Sermão do Monte, Jesus disse “vocês são o sal para a humanidade. Mas se o sal perder o gosto deixa de ser sal e não vai servir para mais nada“. São Mateus, 5 verso 13.

Na parábola de Cristo há um mandato para músicos e líderes do ministério de música. O talento artístico para tocar, cantar, reger, compor ou organizar a equipe de louvor na Igreja Local, deve ser usado para salvar pessoas.

Embora existam na natureza grandes reservas de sal, é triste notar que o mundo apodrece moral e espiritualmente porque homens se negam em ser “sal da terra”. Mais do que nunca, a criatividade, expressividade e a sensibilidade precisa estar a serviço da missão para transformar vidas pela ação do Espírito Santo.

Às vezes, se torna moda falar mal do sal, como coisa de hipertensos, mas, se o sal for puro e na medida, ele é indispensável para a vida. Porém, atenção: o bom tempero é aquele em que o sal não é percebido. Líderes do ministério da música precisam ser equilibrados e ter bom senso na prática e no testemunho.

Entre as inúmeras características do sal, destacam-se algumas que se aplicam de forma direta ao ministério de música:

Característica nº 1 – O sal tem personalidade

Ele é marcante. Inconfundível. Age nos alimentos, mas não faz parte deles.

Num mundo marcado por um tão baixo padrão moral, de relativismo não só dos valores, mas dos princípios, ser “sal da terra” é saber fazer a diferença, com sua música e seu ministério.

E esta diferença, é determinada por uma vida de comunhão, por uma vida de oração, por uma vida de serviço. Ter personalidade é ter a personalidade de Cristo. É ter o perfume de Cristo. É ter a mente de Cristo e o conhecimento de Cristo.

É no tabernáculo da prece e da comunhão, que o músico adquire “a personalidade” para ministrar com poder.

Assim, como o sal que age nos alimentos, sem fazer parte deles, o músico com a personalidade de Cristo, agirá em sua Igreja ou comunidade de forma diferente e distinta do mundo.

Sua voz será a “Voz que Clama no Deserto”, uma voz a marcar o mundo, assim, como sal marca o alimento, sem fazer parte do mesmo.

Característica nº 2 – O sal preserva

Ele é anti-séptico. Sem sal, não sei se haveria bacalhau…carne de sol, jabá ou uma boa caldeirada…

O sal impede a corrupção, assim como deveríamos impedir que o mundo se apodreça. E para isto, não basta teorizar sobre modernidade, fazer releituras ou readequar estilos, ritmos e performances.

É preciso ir mais longe!!! É preciso saber usar os avanços tecnológicos aplicados à musica, em benefício de um ministério que transforma para a Vida Eterna.

É preciso ter uma experiência pessoal com Deus, para ser um guardião da Igreja e de seu Povo. Músicos são ministros. E por isso, devem ministrar no sentido de preservar a pureza doutrinária e o resgate das Verdades Distintivas, à luz do “Assim Diz o Senhor”.

Assim como Deus tem dirigido Seu Povo através da História, da mesma forma, o mesmo Deus continuará a iluminar a Igreja Remanescente na compreensão de Sua Vontade e na busca daquilo que preserva, agrega e mantêm a unidade.

Característica nº 3 – O sal purifica

Conhecido desde tempos imemoriais, o sal tem mais de 20 mil usos e utilidade prática, sendo uma delas a purificação.

É usado no tratamento e purificação da água…de alimentos…e até na metalurgia do ouro. Com esta mesma perspectiva, o sal também deve ser usado para purificar a alma.

Ao escolher um determinado repertório ou louvor, prefira aquele que alcance a mente, a sensibilidade e o Homem.

Com espírito de oração, pergunte ao Hino: seu texto tem poesia cristocêntrica? Exalta a Deus? Oferece ânimo, paz e o perdão vindo da Cruz?

Em outra dimensão, pergunte-se a si mesmo: estou pronto para interpretar esta mensagem? Minha mente está em paz e meu coração puro e limpo? Quais são minhas intenções ao cantar neste apelo ou gravar este DVD?

“Felizes são aqueles que têm o coração puro, porque eles verão a Deus”, ensinou Jesus no Sermão da Montanha, registrado em São Mateus 5: 7.

“Tudo que é puro, amável, verdadeiro, de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o seu pensamento”. Fil. 4:8.

Característica nº 4 – O sal cura

Na época de Cristo, o sal era freqüentemente utilizado contra infecções. Nossos olhos não podem ignorar as profundas desigualdades sociais.

Crianças sem abrigo e afeto; homens sem emprego; mulheres violentadas…violentadas em sua integridade física e moral.

Que sua música seja para curar pessoas feridas e machucadas em sua integridade e não apenas, satisfazer egos.

Transforme seu Ministério em Ministério da cura Espiritual; e sua Liderança Musical em instrumento de convergência da paz…da confiança…e do conforto.

Agindo assim, você vai encontrar um significado muito maior do que simplesmente tocar, cantar, interpretar ou compor.

Cante para curar pessoas e transformá-las pelo poder de Deus.

Característica nº 5 – O sal dá equilíbrio

Ele regula o equilíbrio entre as células do corpo. A bem da verdade, a humanidade inteira está extremamente carente de equilíbrio e de bom-senso.

É triste ver, muitas vezes, desgastes entre pessoas, igrejas e líderes quando temas ligados a música, são colocados pela perspectiva do “eu acho”, ou pelo “parâmetro do gosto pessoal”.

O “Ide a todo mundo e pregai este evangelho do Reino”, é antes de tudo, um mandato cultural…um mandato a diversidade étnica, a desafiar, sobretudo, a unidade da Igreja.

Em tempos de globalização, mais do nunca, é preciso rogar pela guia do Espírito de Santo para nos “ensinar todas as cousas”.

Nestes tempos finais da história do mundo, é necessário implorar desesperadamente pelo Consolador, para nos convencer do pecado, da justiça e do juízo.

Se quisermos alcançar o equilíbrio na postura, na opinião e na liderança, é preciso despojar-se aos pés de Cristo e aprender dEle, sobre desprendimento, humildade e serviço.

Músicos equilibrados que escolheram ser Sal da Terra optam pelo bom-senso e crescimento em Cristo.

Característica nº 6 – O sal causa sede

Leva ao contato com a água…fonte de vida! Leva ao contato com os mananciais…fonte de esperança!

Um dos salmos mais conhecidos e queridos da literatura sagrada, o Salmo 23, traz explicitamente este simbolismo de vida para vida.

“O Senhor é meu Bom Pastor, e nada me faltará”.
“Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva as águas tranqüilas…às águas de descanso…”

A equipe de música é uma equipe serva na Igreja Local. Os músicos servem a Escola Sabatina, o Ministério Jovem, a Liturgia, o Evangelismo. Ou melhor, todos estes departamentos e ministérios existem para causar nas pessoas, sede de Cristo.

Esta é razão, que ao se organizar uma escala de música, deve-se perguntar se o dueto, o coral, o quarteto, o grupo instrumental interage com o sermão. Outra questão: o repertório leva o público a ter sede de Cristo? Letra e sermão “caminham na mesma direção?”.

Assim como o Bom Pastor leva suas ovelhas a mitigarem a sede em águas límpidas, seguras e cristalinas; os músicos e líderes devem levar a Igreja a sentirem sede da Água Viva…sede de Cristo.

As fontes devem ser de confiança. Um perigo ronda o acampamento Adventista: a mescla do verdadeiro com o falso. A mescla de letra “bíblica”, com melodia e arranjo “de gosto duvidoso”. Até que ponto a mistura é uma benção? Algumas igrejas estão dividas pela união do sacro com o profano.

A música tem que ser tão distintiva quanto o é a doutrina adventista. As fontes autorizadas, são aquelas que têm base na Bíblia e no Espírito de Profecia. São aquelas que abençoam e unem.

Sejamos sal de primeira grandeza. Sejamos salinas para causar sede de Cristo.

Última Característica: o sal age, e não apenas reage

Primeiro, porque o sal se identifica com o alimento e não chama a atenção para si mesmo. Ele não pede refletores…até porque, corre o risco de estragar tudo.

O verdadeiro músico, profundamente comprometido em ser sal, sempre toma a iniciativa. Você já viu alguém espalhar comida em cima do sal? Dificilmente. O correto é espalhar o sal sobre a comida!!!

Em sua igreja, tome a iniciativa! Seja servo e não espere ser servido. Jesus tomou a iniciativa. Ele serviu…Aliás, Ele viveu para servir e morrer.

Na qualidade de sal da terra, líderes músicos temperam pessoas indiferentes, sem esperar a iniciativa de outros.

Há muitas maneiras de ser o sal da terra:

  • Dando um sorriso;
  • Dizendo uma palavra amiga;
  • Acreditando;
  • Investindo nos outros;
  • Lutando pela justiça;
  • Amando;
  • Sendo empático;
  • Abrindo o coração à vida;
  • Anunciando Jesus.

Também, não é preciso muito sal para resolver o problema. A comida pede pouco sal, o corpo não exige mais que 0,3 grama de sal por dia.
Isto pode ser encontrado de sobra numa torrada com manteiga salgada. Basta querer ser sal.

Entretanto há uma dura advertência para todos nós. “Mas, se o sal perde o gosto…o sabor…deixa de ser sal e não serve para mais nada“. Jesus devia estar pensando na colina do Sal, denominada Jebel Usdum, uma elevação com 62 quilômetros quadrados, localizada ao sudoeste do Mar Morto.

Esse sal era de rocha e, devido a impurezas e transformações químicas, a camada externa não tinha sabor…não tinha valor: servia apenas para ser pisada pelos homens.

Uma pessoa insípida não serve para nada…não constrói, não transforma, não interage…O mundo tem muito sal em muitas salinas, e algumas até famosas. Destaca-se o Mar Morto com seus 22% de massa salina. Mas, a despeito de toda a reserva mundial de sal, o mundo corre o risco de se apodrecer por falta de sal.

Que o Espírito de Deus ajude os músicos a serem sal da terra para um ministério de vida para a vida.


Pr. Jael Eneas foi Diretor do Ministério de Música da União Este Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia


Fonte: Publicado originalmente em: http://www.ueb.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=989&Itemid=7