O Músico Causando Impacto!

por: Ronaldo Bezerra

Características do mundo atual: Temos uma geração apática, individualista e egoísta. Os humanistas estão cada vez mais dominando nossa sociedade. O individualismo é a marca da época: internet, divórcio, desejos de não se casar e não ter filhos, ambição financeira, etc. Crescem as desigualdades sociais.

De forma sutil Satanás está impondo estes valores aos cristãos. Ele não confronta a Igreja, mas seu intuito é fazer com que ela tenha uma visão “MÍOPE”, ou seja, medíocre, defeituosa e distorcida.

O evangelho que temos pregado, é um evangelho de busca de sucesso pessoal, de prosperidade e de conquista, mas com ênfase no “consumo”, “venha à Jesus e você receberá…”, “você terá muito dinheiro”, “você terá fama e sucesso”, “você não terá mais dificuldades, mas terá muita alegria e saúde”, etc.

É verdade que Deus quer nos dar todas as bênçãos do Seu Reino (Mt. 6:33), mas Ele não nos chamou para sermos consumidores, e sim produtores. Mas produtores de quê? De vida, de cura, de paz, de ações condizentes com a nossa vida cristã.

Mateus 9:35-38

Jesus conhecia os ambientes da humanidade.

Impacto: ir de encontro à, encontro de projétil, míssil, bomba ou torpedo, com o alvo; choque , colisão. Impressão muito forte.

O que vamos impactar? Que ambiente iremos impactar? Será que queremos saber que ambiente é este?

Vamos observar três atitudes práticas que Jesus nos deixou:

1

– (Mateus 9:3-6) – “Vendo ele as multidões” – VER

– Precisamos aprender a ver as pessoas como Jesus via. Somos egoístas e olhamos somente para nossas coisas!

– Deus viu o mundo no pecado e enviou Jesus para nos salvar (Jo 3:16).

– Isaías 43:8 – Existem pessoas que não conseguem enxergar. “Tem muita gente cega que enxerga melhor do que muitos que têm olhos sadios”.

– Temos motivações erradas: queremos ver apenas aquilo que gostamos ou o que é de nosso interesse, por isso, Deus toca nas coisas que são mais preciosas para nós, para abrir nossos olhos.

– Porque não enxergamos?

a) Buscamos interesse pessoais (egoísmo).

Porque temos sido egoístas? Porque o diabo cegou o entendimento dos incrédulos (II Co 4:4).

Incrédulo: aquele que diz crêr, mas não crê. E porque não crê? Porque não obedece e não pratica a Palavra de Deus.

São aquelas pessoas que ouvem sempre as mesmas coisas, mas não mudam suas atitudes, interessadas apenas em coisas que vão trazer benefícios pessoais: “meu dinheiro”, “meu instrumento”, “minha banda”, “minhas músicas”, etc.

b) Por causa do pecado

I Jo 2:11 – “…As trevas lhes cegam os olhos…”.

– Existem pessoas que não têm percepção das coisas, são insensíveis e não conseguem ver as necessidades do mundo ao seu redor porque estão em pecado. O pecado cega!

“Senhor desvenda os nossos olhos, abra os olhos do nosso entendimento para que possamos ver!”.

2 – (Mateus 9: 36) – “Teve grande compaixão deles” – Sentir

– Precisamos aprender a sentir como Jesus sentia.

– Não sentimos como Jesus porque somos egoístas! Temos conceitos e valores errados.

– “Somente o relacionamento íntimo com Deus e com as pessoas de Deus consegue purificar o nosso sentir”. Como podemos sentir as dores do mundo se na verdade temos sido influenciados negativamente por ele? (amizades, músicas, programas, etc).

– Se não tivermos compaixão nunca teremos o sentir.

– Compaixão: fortes dores como a de uma cólica. É a capacidade, algumas vezes fatal, do que significa viver na pele de outra pessoa. Não haverá paz e alegria para mim enquanto não houver para você. Dor do outro que em nós provoca infidelidade.

– Jesus = Tomava conhecimento – compaixão (só ocorre se houver amor + identificação) = ação (curava, alimentava, realizava milagres – Mt 14:14-16; 15:32; 20:34; Mc 1:40-41).

3 – (Mateus 9: 36) – “Porque andavam desgarradas e errantes, como ovelhas que não têm pastor” – Concluir

– Jesus concluiu que as pessoas eram ovelhas que não tinham pastor, quando as viu cansadas e abatidas.

– As pessoas vivem deprimidas, cansadas, tristes, com medo, sem rumo e perdidas, mesmo com o avanço da ciência (cientistas, psicólogos, psiquiatras, médicos, etc).

– Para concluir algo, precisamos ter identificação, ou seja, conhecer, participar, se inteirar, etc.

Conclusão

– “Cristianismo sem impacto é uma religiosidade vazia”.

– “Precisamos primeiro ser impactados para depois impactarmos”.

– “Nós músicos, iremos impactar o mundo não apenas com uma bela música executada, mas principalmente pelo nosso estilo de vida (ver, sentir e concluir) – parecidos com Jesus!”

Atos 4:20 – “…pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos”.

Aplicação prática

1º passo – Arrependa-se da sua indiferença, falta de amor e visão.

Muitos músicos têm um ministério infrutífero por causa do pecados e vida dividida, ou seja, “um pé na igreja e um pé no mundo”. Se houver arrependimento, você dará frutos verdadeiros causando impacto na vida das pessoas e na nossa geração.

2º passo – Ore ao Senhor da seguinte maneira: “Senhor, ajuda-me a ver como tu vês, sentir como tu sentes e concluir como tu concluis”.


Fonte: Publicado originalmente em http://www.evangelicos.com/artigos/ronaldob06.shtml