Dedicação Total à Causa

por: Pastor e Maestro Flávio Araújo Garcia [1]

“Pois aquele que, sendo escravo, foi chamado pelo Senhor, é liberto e pertence ao Senhor; semelhantemente, aquele que era livre quando foi chamado, é escravo de Cristo. Vocês foram comprados por alto preço; não se tornem escravos de homens” (I Coríntios 7:22-23).

Durante a visita que um pastor fez a uma casa, o marido da senhora era amigo da igreja e se queixou de que “Tudo o que a igreja quer é dinheiro, dinheiro, dinheiro…” O pastor se virou para o dono da casa e disse: “Não, meu amigo, isso não é tudo o que a igreja quer. Tampouco isso é tudo o que Jesus deseja do senhor. Ele quer não só o seu dinheiro; Ele quer a sua esposa, seus filhos, seus planos, seus pensamentos, sua mente e seu coração!” Quando reconhecemos que Jesus nos libertou da escravidão, comprando-nos por um alto preço, dar-lhe-emos de boa vontade tudo o que temos. Daremos tudo o que temos quando nós entendermos o preço pago por nós.

Uma declaração das Escrituras que intriga a alguns aparece em Isaías 55:1 – “Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo”. Como pode alguém comprar alguma coisa sem dinheiro e sem pagar por ela? Um enigma ainda maior diz respeito ao motivo pelo qual Jesus adquiriu a nossa liberdade, pagando o preço com a Sua vida. Mas este é o tipo de Salvador que temos. Não nos devia nada e nos deu tudo: Seu próprio sangue vital. Nós Lhe devemos tudo e Ele ainda nos oferece os desejos do nosso coração: uma boa vida, liberdade da escravidão do pecado, e vida eterna! Tudo sem pedir de nós um único centavo! Por que? Porque deseja que nos tornemos Seus filhos e filhas, e algum dia vivamos com Ele no Seu lar celeste. Aqui e agora Ele anela que Lhe dediquemos nosso tempo, dinheiro e talentos, e que vivamos nossa vida segundo Seus planos e propósitos. Tempo talentos, dinheiro, e vida segundo os planos dEle, e propósitos dEle!

Jesus quer que sejamos como os membros das igrejas da Macedônia, os quais (II Coríntios 8:5) entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor. Quando apresentaram a Deus a sua própria pessoa, Cristo se tornou a sua paixão; e eles mudaram o mundo daquela época. Deus é proprietário de todo o gado, de todo o ouro e de toda a prata da terra, e cada um de nós, igualmente, Lhe pertence.

Vocês foram comprados por alto preço; altíssimo: a própria vida de Jesus! Portanto, vocês não são de si mesmos (I Coríntios 6:19). Pertence você a Jesus completamente? Eu vou fazer a pergunta de novo: Pertence você a Jesus completamente? Lembre-se: Aquele que nos comprou, adquiriu-nos para nos libertar do pecado. A cada um de nós deu a vida como um sagrado depósito; use-a sabiamente, portanto.

Eu estava hoje no culto [do Centro Universitário Adventista do Sétimo Dia – Unasp I – antigo IAE] sentado ao lado de um senhor que, por causa da música em sua igreja, foi expulso da igreja. E você poderia me dizer: “Igreja? Ah, bom, uma igreja qualquer…” Não! Igreja Adventista do Sétimo Dia! Um ancião que queria colocar as coisas no devido lugar foi expulso da sua igreja, enxotado, com gritos tais que os vizinhos disseram: “Briga dentro da igreja? Os crentes estão brigando?” Ele foi expulso, empurrado da igreja, posto para fora! E hoje estava sentado ao meu lado…

Quem aqui escutou o sermão que o pastor fez ali? Então, vocês entenderam o que ele quis dizer com “ouro, vestes e colírio”? [2] Sobre o colírio ele disse que nós, quando tomamos o discernimento do Espírito em nossa mente, aquilo que nós ouvimos, aquilo que nós comemos, aquilo que nós vemos, aquilo de que nós gostamos, muda totalmente! Então, existe um dar-se ao Senhor, porque o Espírito Santo nos dá o discernimento para isto.

Amigos, falta pouco tempo para Jesus voltar. Está para começar, e já está começando em alguns lugares, a sacudidura. Você sabe o que é sacudidura? Um exemplo: Quando você pegou todas as laranjas ou mexericas da árvore e ficou lá, só na pontinha, aquelas três ou quatro… Elas estão maduras, bem amarelinhas, nenhum passarinho as bicaram e elas ainda não caíram. Então você sacode a arvore e o que acontece? O que acontece com a árvore? O que acontece com as mexericas? Caem. Só fica, talvez, uma teimosa, lá em cima… Amigos, sacudidura (que vai acontecer e já está acontecendo em alguns lugares na igreja) é alguma coisa muito séria. Disse o pastor Nelson Milanelli [no mesmo sermão citado acima] que as pessoas que não entenderem o comprar ouro, vestes da justiça de Cristo e colírio do Espírito Santo, serão sacudidas, serão joeiradas; e alguns de fora entrarão no lugar daqueles que não suportarem a sacudidura.

Meus amigos… A Dilza e eu (eu especialmente) estávamos com planos de me mudar para Artur Nogueira (nós temos um terreninho lá, até já comi ali algumas jabuticabas…). Mas nós resolvemos não sair daqui enquanto ainda pudermos trabalhar, fazendo o Ministério da Música Sacra soar ainda em nossas igrejas. (…)

Eu me recordo da primeira vez em que eu saí para recoltar, quando tinha sete anos de idade. Eu cheguei em uma casa e falei para um moço: “Moço, olha aqui”. Ele me disse de volta: “Mas você ajuda?” Eu falei: “A cada sábado eu levo para a Escola Sabatina um ‘quatrocentão’ (era um ‘quatrocentão’ grande assim, daquele cruzado que tinha antigamente…)”. Ele, brincado comigo, fez um quatro rápido e disse: “Tá bom”. Me deu uma nota de, eu não sei direito, não tenho certeza, mas acho que era de cinco mil réis naquele tempo… me deu uma nota de cinco mil réis… Já pensou um garoto de sete anos de idade ganhando cinco mil réis? Eu pulei alto, porque eu havia ganho! Amigos, como é agradável fazer alguma coisa para Cristo! E eu aprendi, desde pequeno, com os meus pais: dar-se em benefício da causa. (…)

Gostaria apenas que você pudesse pensar em uma coisa: “Naquilo que Jesus deixou”. Ele possuía, como possui, a Nova Jerusalém. Possui o Universo todo. Ele era o capitão dos exércitos celestiais. Ele abandonou a posição de honra, quando os anjos se deleitavam em adorá-lO; e veio aqui a esta terra, comer o pão que o diabo amassou especialmente para Ele, para que você e eu pudéssemos sorrir libertos. Eu gostaria que este espírito de liberdade em Cristo permeasse a nossa vida como coralistas. Para que, quando nós cantarmos em algum lugar os irmãos possam olhar para nós e dizer: “São cristãos! São de Jesus!” 

Que Deus abençoe a cada um! Que o plano que Deus tem para a sua vida e para a minha vida seja um testemunho saudável de que amamos a Jesus!


Notas:

[1] Este sermão foi proferido de improviso pelo Pastor Flávio Araújo Garcia, em 11 de setembro de 2004, na sede da Associação Coral Adventista de São Paulo, ao término do ensaio.

[2] Esta citação refere-se à Carta à Igreja de Laodicéia, relatada em Apocalipse 3:14-22