O Adorador

Bençãos do Cântico Congregacional

por: Alexandre Reichert Filho

1. Cantar é um Privilégio Cristão

O cristianismo é uma religião que canta. Sua fonte de inspiração é um Salvador vivo e poderoso, que venceu a morte e habita conosco em nossos corações.

2. Cantar Oferece Maior Oportunidade de Participação no Culto

Quando o crente canta não somente com a boca, mas também com o entendimento, com a alma e o coração transbordantes de júbilo e de gratidão, ele pode sentir de um modo mais real a presença do Espírito Santo de Deus em seu coração.

3. Cantar Harmoniza o Coração com Deus

Os grandes hinos que hoje cantamos são uma coleção de pensamentos, expressões e experiências espirituais dos grandes vultos do cristianismo dos tempos passados. Se cantarmos os hinos com entusiasmo e sinceridade, nossos corações se harmonizarão com a vontade de Deus.

4. O Cântico Exerce Influência Unificadora

O poder contagiante da música é grande. Observemos, por exemplo, como uma canção patriótica unifica o povo durante uma crise nacional. Os grandes hinos cristãos contribuem, assim, para a maior unificação do povo de Deus em um só coração e um só pensamento.

5. Cantar dá Oportunidade Para Expressar Nossas Emoções e Nossos Sentimentos Pessoais

Assim como há passagens bíblicas que se adaptam a cada situação, há também hinos adequados a cada necessidade. Quando analisamos um hino, verificamos se ele expressa aquilo que no momento o nosso coração sente.

6. Cantar Fortalece o Nosso Caráter

Há um provérbio que diz: “Dize-me com quem andas, e eu te direi quem és.” Usando palavras semelhantes, poderíamos dizer: “Dize-me o que cantas, e eu te direi quem és.” É importante que a igreja saiba sempre usar os hinos que falam mais perto ao coração dos crentes e que tem profunda significação espiritual para a vida de seus membros.

7. Cantar Tem Grande Valor Educacional

Através dos hinos aprendemos as verdades sobre Jesus Cristo e as grandes doutrinas de sua igreja. A verdade de Jesus pode e deve ser ensinada através da música.

8. Cantar é Boa Mordomia

Cantar hinos de louvor ao nosso Salvador enche o nosso coração de completa esperança e dá-nos a satisfação de saber que estamos, de um certo modo, devolvendo a Deus o que Ele nos deu – a oportunidade de darmos o nosso testemunho através do cântico de um hino.


Fonte: Publicado originalmente em http://www.alexpiano.com/bencaos.htm

Tags: